domingo, 30 de dezembro de 2007

Olá a todos!

Muitos talvez estejam se perguntando, "um blog de 3d&T, em plena era D20?" ou ainda"Por que 3d&T, quando já temos 4d&T?" A resposta que pode se dar é bem fácil: 3d&T sempre foi um jogo que prezou pela simplicidade, servindo de porta de entrada para muitos jogadores novatos no mundo do RPG, mas também cativou muitos jogadores mais experientes por sua agilidade e dinâmica, que permite sessões de jogo rápidas, divertidas, e descompromissadas.

Com o surgimento do Sistema D20, o cenário do RPG mudou: 3d&T parecia cumprir seu propósito - servir como uma porta de entrada - e muitos jogadores migraram para outros sistemas, que oferecessem maior complexidade e possibilidades.

O próprio 3d&T adequou-se a esta "Era D20", e fiel aos seus propósitos, tornou-se 4d&T, uma Iniciação ao sistema D20. Mas os fãs de 3d&T persistiam: fóruns de internet, sites, blogs, Orkut, revistas on-line diversas ainda continuavam a oferecer material para os jogadores. O Sistema até mesmo recebeu um upgrade, O "Super Manual 3d&T"

Qual é então a proposta desse blog? Além de ser um espaço que oferece material para jogadores de 3d&T, tentaremos responder uma questão: É possível expandir o Sistema 3d&T, mantendo sua simplicidade original? O autor Marcelo Cassaro disse uma vez que, com o Manual 3d&T Turbo, o sistema chegou ao "máximo possível da evolução, aliado ao máximo possível de simplicidade". Seria então, necessária uma versão "avançada", que ainda assim, partisse de regras simples, e visasse atender ao público que "cresceu" com 3d&T, oferecendo a eles um leque maior de possibilidades? É o que vai se tentar descobrir aqui, e esperamos a colaboração de todos!

Bem vindos todos os 3d&Tistas!

15 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

Sinceramente, acho que o mais importante depois do turbo não são novas expansões para as regras. São novos cenários – até porque é assim que um conjunto de regras de rpg evolui, solucionando problemas que surgem na prática. Como dá para desenvolver as regras se o jogo só tinha um cenário oficial em um gênero?

Equipe 3D&T Next disse...

Concordo com vc!

A criação de novas ambientações é essencial.

3d&T foi criado basicamente para comportar campanhas em estilo anime e/ou fantasia medieval.

Se extrapolarmos esse paradigma,digo,criar cenários que não são presumidos pelo sistema de regras de 3d&T (Horror, Futurista...)ou mesmo limitar um pouco o campo já existente (seria possível um cenário medieval "Low-power", como [i]Senhor dos Anéis[/i] em 3d&T? Um cenário baseado em Anime que seja coeso,onde todas as regras existentes do sistema possam se adequar?) invariavelmente chegaríamos na necessidade de adequar situações que o sistema não previa - e assim o sistema evoluíria.

Para nós, o [b]sistema de regras[/b] é que deve se submeter ao [b]cenário[/b], e não o contrário.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tem muito cara que é acostumado com D&D, e quando vai jogar 3D&T começa a COPIAR "regrinhas" que são inúteis em 3D&T.. e assim acaba estragando o jogo.

3D&T foi feito pra ser simples e prático, mas tem muita gente que insiste em mudar isso, pensando que está tornando o 3D&T algo mais avançado, "livre das antigas falhas e pronto para uma nova era de jogos e mecânica mais completa e bem estruturada", dizem eles em seus discursos...

Então eu pergunto: pra quê isso, se esse nunca foi o objetivo do jogo?

3D&T tem um ESTILO, que é sua simplicidade. Mude isso e estará mudando o estilo do jogo.

Não abomino as regras para "soltar pipa... comer pipoca..." e tantas outras asneiras que vejo por aí... Mas não me venha com essa de que está MELHORANDO o jogo... muito menos dizer que "assim fica mais realista", PORQUE 3D&T NÃO É PRA SER REAL!

Quer realismo? Vai jogar GURPS!

Sobre os cenários... fazem falta sim...

O que aconteceu ao UFO TEAM, ficou esquecido no tempo mesmo... acho que o povo gosta mais é de medieval, e medieval muitas vezes é Tormenta mesmo..( ou temos outro cenario medieval de 3D&T nas livrarias??)

E como criar um cenario medieval capaz de atrair as pessoas a ponto de imprimirem um neetbook e jogarem nessa nova ambientação?
O que ela deve ter de inovadora?
Quem é o publico alvo?

E mesmo que crie-se um novo cenário...forma-se outra pergunta:

Tormenta é o mais jogado em 3D&T (creio nao estar errado nisso), e apenas agora sabemos a real origem da tormenta ( Áreas de Tormenta d20), logo tem-se um cenario ainda em expansão. Há a necessidade de criar algo novo, ou seria mais frutífero dar um apoio "não oficial" ao cenario mais jogado??

Parabens à equipe pelo forum!

Lucas P. "Delavour" disse...

OOOOOOOOKKKK... agora, cade o material + ou - util dos foruns?

Unknown disse...

Bom, acho realmente q cenários d outros gêneros seria muito úteis. Um futurista e um de ação seriam muito legais pra 3d&t. Eu não gosto muito d reclamar até pq eu mesmo num faço nada (não por falta d interesse e sim por falta d tempo), mas poxa gente, alguem tem q puxar o bonde e tentar fazer algo ne?

Equipe 3D&T Next disse...

Daybson,
Obrigado!
Você falou coisas muito interessantes, que também refletem o que pensamos. Se tirarmos a simplicidade de 3d&T, estaremos também tirando a sua própria identidade: A dinâmica, a agilidade e mesmo seu "anti-realismo", que imita os desenhos japoneses de ação. Mesmo Tormenta, o cenário mais popular de 3D&T, não funciona bem se algumas liberdades que o sistema permite não forem "podadas" para se adequar a um jogo medieval. Como, então, seria um cenário que aproveitasse todas as regras de 3D&T ao máximo? Seria um ponto de partida interessante para a construção de um cenário, mas suscita todas essas questões que você levantou - coisas que são respondidas só a longo prazo e com planejamento (Por isso sou adepto de mini-cenários, e pretendemos explorá-los futuramente).

Dar apoio não-oficial à Tormenta é muito válido (creio ser ainda o cenário mais jogado). Mas não exclui necessariamente a elaboração de um cenário que acolha outras facetas que podem ser exploradas pelo 3d&T.

Equipe 3D&T Next disse...

Lucas,
Desde o último lançamento oficial para 3D&T, em 2005,vimos o surgimento de fóruns no Orkut, diversas revistas on-line (Acerto crítico, Critical Hit, 3d&T High...) e mesmo novos manuais (o Super Manual 3d&T, Libertação de Valkaria 3d&T, Manual da Magia, Manual da fé...).

Alguns, excelentes produtos, outros nem tanto. Mas independente ou não da qualidade, é fato que o sistema ainda interessa e gera discussão.

É certo que de uns tempos para cá essa produção caiu um pouco. Mas nós, da 3D&T Next, estamos aqui também pra isso!

Equipe 3D&T Next disse...

toni,
Obrigado pela sugestão! Embora falte tempo para vc, esperamos vê-lo dar as caras por aqui nos comentários!

Anônimo disse...

Ficou muito bom o blog em dude!

concordo que 3d&t é muito bom, a unica coisa que sinto falta é um esquema de defesa usando suas armas. uma coisa legal seria utilizar elementos do AÇÃO!!! no
3d&t.

Equipe 3D&T Next disse...

Rafael,

Obrigado pela sugestão!

Anônimo disse...

Realmente Toremnta "póda" muito do irrealismo de 3D&t.

Mas há uma Dragao Brasil que trouxe a adaptação de Slayers para 3D&T, e com ela as regras de Magia Extrema.
Creio que um cenario medieval nesse estilo de "Poder Extremo" comportaria bem o irrealismo cósmmico do 3D&T.

Quem conhece a adaptação talvez pense o mesmo que eu. Acho que isso é um ponto relevante, que deve ser levado em conta ao criar-se um (mini) cenário, em bora (quase) nada seaj melhor ou mais típico do que 5 caras em colãs coloridos salvando tóquio de monstros gigantes! (pena que não vemos isso desde o D&T ou AD&T...)

Então: um (mini) cenrário medieval de magia extrema seria uma alternativa à Tormenta e ao mesmo resgataria o irrealismo e apelção absurda de 3D&T. Essa é minha opinião até agora...


...ou será que você também não quer ser um guerreiro com uma espada de fogo, que dispara dardos de gelo pelos olhos e monta em um tigre voador de pelo verde e que dispara suas garras??

(Oo!)

Alexandre Lancaster disse...

Bom, um cenário interessante seria de space opera com grandes poderes. Seria perfeito: de um lado, o que é considerado magia num cenário de fantasia poderia ser muito bem considerado um superpoder ou pseudociência em um cenário de ficção científica (o que diferencia seria uma explicação quanto ao que fazem essas forças idênticas funcionar – na prática, seria a mesma coisa). Criaturas viram aliens ao invés de serem as raças de um mundo de fantasia. Por outro lado, exige a criação de tecnologia. Robôs gigantes, naves espaciais, mísseis destruidores de planetas – quer mais "cabe tudo" do que isso?

Castas de nobres psiônicos, raças bizarras, duelos com espadas de energia, dogfight entre naves espaciais, abcdanos e xyzanos ao invés de elfos como os tradicionais seres de orelhas pontudas...

Unknown disse...

tipo gosto do 3D&t por nao presisar de uma calculadora do lado ^^

o proplema é alguns jogadores q qrem fazer coisas absurdas como:

vc é um arqueiro acabou flechas e esta desarmado vc arrema pedras, para causar dano Oo

uma coisa q o sistema permite, só q eu abobino,

mas tirando isso.

alguem quem sabe fazer um site e ou forun, onde podemos trazer assuntos, regras, aventuras, entre outras coisas.Ou qm sabe atualiza materiais encontrados para 3D&t

Anônimo disse...

bem, eu os convido a participarem do fórum meu e de uma amigo, o KamiKaze

ele anda meio desatualizado porque passaos por problemas pessoais e andamos viajando, mas as portas estao abertas e muita coisa nos aguarda ainda !

http://kamikaze.forum0.net/index.htm